O Registrato, sistema do Banco Central do Brasil, reúne e disponibiliza ao cidadão informações sobre seu relacionamento com o sistema financeiro, incluindo dados de operações de crédito, limites, garantias e eventuais atrasos, reportados pelas instituições financeiras ao Banco Central. Embora ainda pouco conhecido pelo público em geral, esse conjunto de informações é amplamente consultado pelos bancos para avaliar o histórico de crédito dos clientes.
Assim, mesmo com o “nome limpo” nos sistemas SPC e Serasa, a existência de registros incorretos ou indevidos no histórico acessado via Registrato pode se tornar um obstáculo relevante. Ao analisar essas informações, as instituições financeiras costumam utilizá-las como um dos critérios para aprovar ou negar financiamentos, empréstimos e cartões de crédito.
Na prática, restrições indevidas podem limitar o seu acesso ao mercado de crédito, comprometendo a realização de projetos pessoais e profissionais e impactando, de forma silenciosa, a sua capacidade de obter crédito.